A Justiça decretou o encerramento do processo de recuperação judicial da JW Equipamentos, uma das principais fornecedoras de equipamentos para produção de etanol para o setor bioenergético, localizada em Sertãozinho (SP). O plano de recuperação teve suas etapas cumpridas até mesmo antes do prazo legal, mostrando a seriedade em sua estruturação e condução, o que foi fundamental para a superação das dificuldades financeiras que ameaçavam a continuidade da empresa e que a destacam, agora, como a primeira a cumprir esse desafio e sair da recuperação judicial na região em que se encontra.
Iniciado em agosto de 2021, o processo de recuperação judicial foi uma resposta às severas dificuldades financeiras enfrentadas pela JW, que colocavam em risco sua estabilidade e suas operações. Com a aprovação dos credores e a homologação do Tribunal de Justiça, o plano incluiu a reestruturação de dívidas e a otimização de processos internos, ações que foram implementadas com sucesso ao longo do período.
Entre as principais medidas adotadas, destacaram-se a renegociação de débitos, a implementação de um novo modelo de gestão e a redução de custos operacionais. Essas ações resultaram na confiança de seus clientes e em um aumento significativo do faturamento da JW Equipamentos, que em 2024 já superou em aproximadamente 45% o faturamento previsto, e segue com boas perspectivas para os próximos anos. Neste contexto, a empresa conseguiu pagar mais de 55% do total da dívida, conforme estipulado no plano de recuperação.
Com o cumprimento de todas as obrigações assumidas, a juíza Daniela Regina de Souza Duarte, da Primeira Vara Cível do Foro de Sertãozinho, formalizou o encerramento do processo de recuperação judicial da companhia. Em sua decisão, a juíza declarou que o plano foi integralmente cumprido no prazo estabelecido, em conformidade com os artigos 61 e 63 da Lei nº 11.101/05.
Agora livre das restrições impostas pelo processo de recuperação judicial, a JW Equipamentos está focada na expansão de suas operações e no fortalecimento de sua posição de mercado. Marcela Maria Munari, Diretora Comercial da empresa, destacou a importância desse momento: “O fim da recuperação judicial marca uma nova fase para nós. Estamos mais fortes e preparados para consolidar novos projetos, que garantirão a continuidade e a evolução da empresa. A colaboração dos funcionários, parceiros e a confiança dos clientes foi fundamental para transformar esse momento desafiador em uma jornada de crescimento e resiliência. Durante esse período foram gerados mais de 120 negócios”.
Atualmente, a JW Equipamentos, em sua constante busca por novas tecnologias, está a todo vapor na execução de um grande projeto de produção de Etanol Hidratado Grade B, sob vácuo total, para o grupo que é pioneiro em produção de etanol hidratado a partir de milho do Brasil. O novo aparelho terá como objetivo de expandir a capacidade produtiva da planta, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade e com baixo consumo de energia.
E não para por aí, os conceitos de integração energética e a exploração de novas condições operacionais de destilação, como a destilação em vácuo, têm sido aliados importantes na concepção de novos e modernos projetos, os quais têm apresentado resultados consideráveis na redução do consumo específico de vapor demandado à produção de etanol hidratado nas usinas existentes.
Fonte: AgroRevenda