Mais um clube de grande relevância no cenário nacional está em vias de adotar o modelo das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol), mas de uma forma diferente. O Coritiba decidiu entrar com um pedido de recuperação judicial para que pudesse ser iniciado o projeto de sua SAF.
Foi contratada também a XP Investimentos, empresa do ramo financeiro que tem atuado junto dos clubes que se transformam em SAFs, para que fosse feita a assessoria ao Coxa na busca por investidores.
Juarez Moraes e Silva, presidente interino do clube, não definiu qual será o modelo de SAF adotado pelo Alviverde e explicou a razão de ter sido feito o pedido de recuperação judicial: “O futebol brasileiro está desvalorizado basicamente pela desunião dos clubes. Com a lei da Sociedade Anônima do Futebol, temos capacidade de acelerar esse processo. Foi isso que o Coritiba fez desde o primeiro dia da nossa gestão: buscar excelência, tratar a dívida e, se enquadrando na SAF, buscar o investidor. Esse é o modelo que o Coritiba pretende adotar. Tratar bem da dívida, reenquadrando e inflacionando. E buscar o investidor que não venha apenas pelo cheque, mas pela questão estratégica de fazer com que o Coritiba se fortaleça e se desenvolva”.
Não existe, ainda, um valor definido pelo clube ou um perfil de investidor, que será buscado pela XP Investimentos, como falou Guilherme Ávila, sócio da empresa: “Dentro desse leque de investidores com projetos consolidados e sólidos, vamos buscar um projeto que garanta uma perenidade dessa SAF que está sendo criada a partida de hoje”.
Fonte: Yahoo! Esportes