A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou uma inspeção nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas Empresariais do estado para averiguar possíveis irregularidades em processos de falência e recuperação judicial(RJ).
Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, um dos focos da inspeção é a lista dos administradores judiciais (AJ) nomeados nos processos de RJ nos últimos cinco anos, o que inclui casos rumorosos de grandes empresas, como Oi e Americanas, entre muitas outras.
Serão investigados também os critérios adotados para fixação dos honorários dos AJ, tema sensível a todos os envolvidos em processos de RJ que correram nessas varas. Os casos de falência que tramitaram no Rio de Janeiro nos últimos cinco anos também perscrutados pela Corregedoria-Geral.
Assim como nas RJ, a corregedoria quer saber quais foram os critérios adotados para fixação dos honorários dos administradores judiciais e se os AJ nomeados nos processos de RJ também o são nos processos de falência. Conforme o jornalista Lauro Jardim, há expectativa entre bancas de advocacia de que medidas semelhantes sejam adotadas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).